GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRAS: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA APERFEIÇOAMENTO ACERCA DAS ETAPAS DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS AOS COORDENADORES DE CURSOS DO IFAL – CAMPUS MARECHAL DEODORO
Ensino; Produto Educacional; Coordenadores de Cursos; Compras.
Esta pesquisa propõe discorrer sobre a atuação dos coordenadores de cursos do Ifal – Campus Marechal Deodoro, nos processos de compras e serviços. Considerando que os servidores que ocupam essas funções são obrigatoriamente docentes, que não possuem em sua formação conhecimentos básicos sobre os procedimentos de compras públicas, e que não existe uma política institucional de qualificação dos servidores para ocuparem essa função, tal desconhecimento acaba interferindo no processo ensino-aprendizagem, na organização do ambiente escolar, na estruturação dos laboratórios e, por fim, em uma formação deficitária para os discentes. Considerando, ainda, a rotatividade entre os coordenadores, este estudo visa minimizar o prejuízo da alternância à frente das coordenações, contribuindo na busca da indissociabilidade entre a teoria e a prática, com vistas a uma formação integral. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa-ação com abordagem qualitativa, utilização de questionários e realização de entrevistas com 9 (nove) servidores do Ifal - Campus Marechal Deodoro para coleta de dados e construção do diagnóstico. Espera-se que, ao final desta investigação possamos elaborar um Produto Educacional, com orientações básicas que fortaleça a integração dos setores administrativos vinculados as compras com as Coordenações de Curso, a partir da concepção da gestão democrática e participativa, contribuindo para uma educação integral, que promova melhor estrutura aos laboratórios de ensino-aprendizagem, minorando as dificuldades e desperdícios de recursos e, por fim, estruturar melhor os cursos para oferta, permanência e conclusão dos estudantes.