|
Descrição |
|
|
-
MAYARA ROMEIRO LINS BEIROUTI
-
O LIVRO-JOGO E O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EJA EPT (PROEJA)
-
Data: 13/12/2024
-
Mostrar Resumo
-
Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a relação entre os conhecimentos de mundo e os conhecimentos escolares de estudantes da EJA EPT (PROEJA), bem como as implicações dessa relação na formação humana integral desses/as estudantes. Situada na Linha de Pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e no Macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, o estudo se configurou como de natureza qualitativa, do tipo participante, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista. Os/as participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro período, ou módulo, do curso Técnico em Cozinha, modalidade EJA EPT, ofertado no IFAL, campus Marechal Deodoro. Do ponto de vista teórico, o estudo baseou-se em teorias do currículo, currículo integrado e formação humana integral. A partir da análise dos dados obtidos com as entrevistas e com os questionários, identificou-se que há conhecimentos que ainda não são do domínio desses sujeitos e que tais conhecimentos não são contemplados no currículo escolar, apesar da natureza do trabalho pedagógico inerente à EJA EPT. A pesquisa culminou na elaboração de um Produto Educacional (PE), configurado como um Livro-jogo, o qual possibilitará aos/às estudantes da EJA o contato com esses conhecimentos, que ficaram à deriva em seus processos de formação, podendo contribuir para o desenvolvimento da formação humana integral desses sujeitos.
|
|
|
-
MARCO AURÉLIO ANDRADE LIRA
-
PRÁTICAS LÚDICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
-
Data: 10/12/2024
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho de pesquisa “Práticas Lúdicas para Estudantes com Deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” expõe um estudo que objetiva auxiliar, por meio de um material didático em formato de guia (Produto educacional), os membros do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) enquanto sua atuação interdisciplinar junto aos Estudantes com Deficiência (EcD’s) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Satuba. Tem suas diretrizes voltadas respectivamente para a linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” e macroprojeto 6 “Organização de Espaços Pedagógicos da EPT”. É baseado no método de pesquisa observacional de caráter qualitativo, tendo início com um estudo subsidiado por uma revisão de literatura. A amostra da pesquisa foi em um número de 10 pessoas. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram coletados dados primários utilizando-se de formulários online, assim como in loco por meio de entrevistas. O estudo surge como forma de auxiliar a equipe multidisciplinar que compõe o NAPNE do campus IFAL Satuba, colaborando com o desenvolvimento do trabalho no ensino e aprendizagem de EcD´s (Estudantes com Deficiência) na EPT, por meio da dissertação e produto educacional produzidos. O principal resultado atingido foi a produção do recurso didático (Produto educacional), intitulado “Guia Didático de Atividades Lúdicas para Estudantes com Deficiência na EPT”. Além de um levantamento bibliográfico, o texto contém escritas pautadas em relatos de EcD’s do IFAL Campus Satuba, fato que contribuiu para uma melhor fundamentação da dissertação sobre a realidade das necessidades de PcD’s dentro de um contexto de inclusão. Diante da relevância em conhecer as caracteristicas especificas de cada Estudante com Deficiência no âmbito da EPT, no referencial teórico foram abordados aspectos fundamentados em alguns autores, como: Antônio Gramsci, Maria Ciavatta e Mario Manacorda, os quais se referem a formação em várias dimensões do ser humano por meio de uma Educação Omnilateral. Livros como “Coletivo de autores” e teóricos como Morchida Kishimoto, entre outros, também fundamentam o presente trabalho, destacando sua intervenção pedagógica aliada ao lúdico. Autores que versam sobre a educação especial e inclusiva no contexto da Educação profissional e Tecnológica, estão presentes como base de referência teórica deste estudo, tendo como destaque: Antônio Flávio Moreira, Marta Kohl de Oliveira e Romeu Kazumi Sassaki. Esses autores fornecem um referencial importante quando se trata de políticas públicas e práticas pedagógicas relacionadas a educação como um todo.
|
|
|
-
KARINE MIRANDA CASTRO
-
GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRAS: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA APERFEIÇOAMENTO ACERCA DAS ETAPAS DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS AOS COORDENADORES DE CURSOS DO IFAL – CAMPUS MARECHAL DEODORO
-
Data: 26/11/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Alagoas. O estudo teve como objetivo discorrer sobre a atuação dos coordenadores de cursos do Ifal – Campus Marechal Deodoro, nos processos de compras e serviços. Considerando que os servidores que ocupam essas funções são obrigatoriamente docentes, que não possuem em sua formação conhecimentos básicos sobre os procedimentos de compras públicas, e que não existe uma política institucional de qualificação dos servidores para ocuparem essa função, tal desconhecimento interfere no processo de ensino-aprendizagem, na organização do ambiente escolar, na estruturação dos laboratórios, visitas técnicas, promoções de eventos acadêmicos e, por fim, em uma formação deficitária para os discentes. Considerando, ainda, a alta rotatividade entre os coordenadores, este estudo visa minimizar o prejuízo da alternância à frente das coordenações, contribuindo na busca da indissociabilidade entre a teoria e a prática, com vistas a uma formação integral. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação, com a utilização de questionários e realização de entrevistas com 11 (onze) servidores do Ifal - Campus Marechal Deodoro, que foram selecionados de forma intencional, os quais de alguma forma, direta ou indireta, são participantes dos processos de compras para coleta de dados e construção do diagnóstico. Ao final desta investigação, foi desenvolvido um Produto Educacional: Um manual, com orientações básicas que propicie o compartilhamento de informações, a fim de facilitar a prática das solicitações de compras, com o propósito de facilitar o planejamento dos coordenadores, como também, estabelecer a integração dos setores administrativos vinculados as compras com as Coordenações de Curso, a partir da concepção da gestão democrática e participativa, contribuindo para uma educação integral, que promova melhor estrutura às práticas educativas, minorando as dificuldades e desperdícios de recursos e, por fim, estruturar melhor os cursos para oferta, permanência e conclusão dos estudantes. A análise dos resultados evidenciou que o manual recebeu uma avaliação positiva por parte dos sujeitos da pesquisa. Embora tenha sido elaborada com o propósito de atender especificamente os coordenadores de curso, seu conteúdo pode ser aproveitado por um público mais abrangente.
|
|
|
-
ELISABETE HENRIQUE SILVA DE MACEDO
-
EMOÇÕES E SENTIMENTOS NA APRENDIZAGEM E NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONTEXTO SOCIAL ESCOLA-COMUNIDADE-SOCIEDADE.
-
Data: 17/10/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investigou a influência das emoções e dos sentimentos no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, considerando os contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir dessa investigação, foi desenvolvido um produto educacional em formato de vídeo, destinado a docentes e servidores/as envolvidos/as no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de subsidiar reflexões sobre essa temática no Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) e justificou-se pela relevância de abordar uma temática que contribui diretamente para a prática docente, ao reconhecer que as emoções e os sentimentos permeiam os processos de aprendizagem e socialização na escola, mediando a produção do conhecimento e a construção de habilidades socioemocionais. Para alcançar os objetivos propostos, foram analisadas questões relacionadas às emoções no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar, fundamentadas no materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1967), na teoria psicogenética de Henri Wallon (2007) e na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (2004). A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, baseada nos princípios da pesquisa participante (Tripp, 2005a; Thiollent, 2011), e foi desenvolvida em quatro etapas principais: I) fase diagnóstica, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes, técnicos/as e estudantes, para mapear percepções sobre a importância das emoções na aprendizagem; II) construção do produto educacional, por meio de estudo bibliográfico e coleta de relatos orais de docentes e estudantes, via entrevistas e rodas de conversa, resultando na elaboração de um vídeo formativo sobre a influência das emoções no cotidiano do Ensino Médio Integrado; III) implementação da ação, com a socialização do vídeo junto aos/às docentes e servidores/as do campus, incentivando a reflexão sobre a dimensão emocional da prática pedagógica; e IV) fase de avaliação, com aplicação de questionário pós-ação para aferir o impacto do vídeo formativo e o grau de sensibilização de docentes e servidores/as quanto à importância das emoções na aprendizagem. O campo de pesquisa foi um campus do Instituto Federal de Alagoas, com participação de docentes de um curso do Ensino Médio Integrado, estudantes ingressantes em 2022, além da coordenação pedagógica e do/a psicólogo/a institucional. Os dados coletados revelaram que a figura docente desempenha um papel crucial na produção de sentimentos e emoções que afetam diretamente a construção do conhecimento em sala de aula, influenciando as relações dos/as estudantes com os conteúdos, com a escola, com os/as professores/as e consigo mesmos/as. A análise demonstrou que a qualidade da mediação docente evoca experiências emocionais que moldam a forma como o ambiente escolar influencia o desenvolvimento cognitivo dos/as estudantes. Embora docentes reconheçam a importância das emoções no processo de aprendizagem, a maioria relatou não ter recebido, em sua formação inicial ou continuada, uma abordagem sistemática sobre o tema. Essa lacuna reforça a necessidade de programas de capacitação e formação continuada que integrem a dimensão emocional como parte fundamental da prática pedagógica, potencializando o desenvolvimento cognitivo e emocional dos/as estudantes.
|
|
|
-
ADRIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA DA SILVA
-
OS MESTRADOS PROFISSIONAIS DO IFAL E SEUS PRODUTOS EDUCACIONAIS E TÉCNICO-TECNOLÓGICOS: A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO E A PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO (2018-2023)
-
Data: 08/10/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT e teve por objetivo desenvolver um produto educacional denominado: Catálogo dos Produtos Educacionais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do IFAL (2018-2023). O presente estudo buscou examinar a produção dos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas, o PROFEPT, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e o PPGTEC, Mestrado em Tecnologias Ambientais. Foi observado que os referidos programas de pós-graduação têm em comum o desafio de elaborar produtos que culminem em respostas objetivas aos problemas colocados nas temáticas da educação e do meio ambiente, respectivamente. As interlocuções teóricas foram realizadas a partir de autores que versam sobre educação profissional e tecnológica a exemplo de (Barbier, 2007), (Bomfim, 2018), (Ciavatta, 2014), (Frigotto, Ciavatta, Ramos, 2012), (Freire, 1999), (Ibiapina, 2008), (Pimenta, 2007), (Pio, 2012), (Quevedo, 2018), (Tardif, 2019), cujo a metodologia se sustenta em estudos de (Martins, 2004), (Backes, 2011), (Silva, 2013). Em termos metodológicos, o estudo foi investigativo, de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos instrumentos metodológicos para a coleta de dados incluíram a aplicação de questionário e pesquisa bibliográfica. Sendo o método empregado o qualitativo consistindo na pesquisa, leitura da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, análise dos normativos, planos, regulamentos, anexo do regulamento, plano de desenvolvimento institucional, regimentos, resoluções dos referidos programas de pós-graduação; apreciação da formação do corpo docente e a produção dos mestrados profissionais; a investigação da página oficial e repositório de dissertações e produtos desenvolvidos. O resultado da pesquisa demonstrou a relevância dos produtos educacionais para a educação e a importância dos produtos técnico-tecnológicos para a ciência. A partir dos resultados, foi elaborado um produto educacional no formato de Catálogo dos Produtos Educacionais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do IFAL, proposta que observou as produções dos dois programas de pósgraduação stricto sensu do IFAL - o PROFEPT e o PPGTEC. O (PE) elaborado poderá contribuir para o reconhecimento do IFAL enquanto instituição de pesquisa com o consequente impacto positivo. Ainda em relação aos resultados desta investigação, há possibilidade de historicizar a trajetória dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFAL desde a sua implantação e sistematizar os produtos disponíveis nos seus repositórios com a finalidade de dimensionar a importância desses programas para promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias no âmbito estadual. A partir da coleta e interpretação, foi possível estabelecer algumas considerações sobre os mestrados profissionais, bem como os produtos educacionais e tecnológicos. O número de produtos educacionais (58) entre (2020-2023) do PROFEPT. O número de produtos (86) entre (2019-2023) do PPGTEC. Sendo assim, vislumbra-se a possibilidade deste trabalho e do (PE) Catálogo dos Produtos Educacionais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do IFAL contribuírem para a promoção da ciência, da tecnologia, da cultura e do trabalho na Rede Federal de Ensino, bem como à sociedade.
|
|
|
-
JOSE CLAUDIO DOS SANTOS SILVA
-
A ERGONOMIA NO AMBIENTE DE ENSINO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA
-
Data: 29/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa se propôs a analisar a ergonomia no ambiente de ensino escolar, no intuito de poder contribuir com reflexões sobre as relações ergonômicas e antropométricas que possam influenciar diretamente no desempenho das atividades realizadas no ambiente escolar do IFAL – Campus Arapiraca. O objetivo principal foi verificar o nível de satisfação dos usuários quanto ao mobiliário e a estrutura arquitetônica da sala de aula no Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos de eletroeletrônica e informática, conforme a legislação vigente. A ergonomia atualmente se interessa cada vez mais pelas atividades voltadas para escolaridade e ensino, contribuindo para a eficiência destes. A concepção apropriada de espaços escolares interfere no modo como as atividades são realizadas e, consequentemente, altera os efeitos no processo de ensino e aprendizagem, visto isso, a pesquisa visa analisar o desempenho do ambiente construído em todos os aspectos em uma escola da rede federal de ensino, a fim de desenvolver um produto educacional (PE) que possa ser aplicado. Metodologicamente, este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento foi por meio de pesquisa descritiva e de levantamento, observações e coleta de dados através de questionários. A amostra foi composta por 35 estudantes de duas turmas do ensino integrado, selecionados de forma casual simples. A coleta de dados ocorreu através de questionários aplicados em sala de aula. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Pós a analise, observou que a maioria dos pesquisados sentem desconforto em relação ao mobiliário escolar e a má postura que é um fator contribuinte para tal desconforto, a partir desta observação recomenda o uso do PE como auxiliar para orientações posturais e uso adequado do mobiliário escolar.
|
|
|
-
RICARDO LUIS ALVES DE OLIVEIRA RIBEIRO
-
Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio
-
Data: 26/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.
|
|
|
-
PABLO RODRIGO MOURA SANTOS
-
VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
-
Data: 28/06/2024
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho objetivou discutir o uso de um canteiro de plantas medicinais como espaço pedagógico e como recurso didático para o Cursos Técnicos em Enfermagem. Abordando a importância do tema numa perspectiva incentivada pela própria legislação pátria e também pela utilização dessas plantas num contexto popular, buscou-se agregar ciência com a cultura, categorias indissociáveis da formação humana na Educação Profissional e Tecnológica. Através da estruturação de um canteiro didático, pretendeu-se também refletir acerca de valores notáveis e importantes para os nossos dias, como: sustentabilidade, biodiversidade, inclusão social, cuidados com a saúde e valorização do saber popular no meio acadêmico. Para tanto, o estudo se assumiu como uma pesquisa-ação e, através de uma abordagem quantiqualitativa com viés colaborativo, investigou-se a percepção de docentes e discentes do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do IFAL – Campus Benedito Bentes sobre a importância das plantas medicinais, bem como a realização de oficinas para a construção de um canteiro didático, de modo que todos os esforços conspiraram para uma maior promoção acerca da reflexão sobre o assunto. Os dados obtidos foram tratados e submetidos à análise de conteúdo e, ao final, foram compilados e desenvolveu-se uma cartilha eletrônica, como produto educacional, para utilização na manutenção do novo espaço pedagógico, bem como para quem assim desejar construir canteiros didáticos de plantas medicinais. Constatou-se que os resultados da pesquisa alcançaram seus objetivos propostos, contribuindo para disponibilização de um novo espaço formal da educação ao Campus, possibilitando a conjugação dos valores culturais com a aplicação científica das plantas medicinais.
|
|
|
-
JEORGE VENANCIO SANTOS DE LIMA
-
O PAPEL DO/A PEDAGOGO/A NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO CURRICULAR INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO
-
Data: 28/06/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), cujo objetivo foi refletir, a partir do papel do pedagogo da Rede Federal de Ensino, sobre processos formativos que enalteçam o currículo integrado entre docentes da formação geral e da formação profissional na referida Rede, especificamente, no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O referencial teórico foi embasado à luz das contribuições de Araújo e Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Franco (2016), Freire (2020), Libâneo (2010), Pinto (2011), Ramos (2017), Sacristán (2000), Silva (2010) e Vasconcellos (2000). O estudo é de cunho investigativo e qualitativo com referencial teórico ancorado em estudos concernentes à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos foram: i) aplicação de questionários diagnóstico; e ii) realização de entrevista. Com os dados coletados na pesquisa, apresentamos um Produto Educacional, nomeado de "Caderno (auto) Reflexivo do Pedagogo", com intuito de possibilitar subsídios teórico-práticos e metodológicos para a atuação do/a pedagogo/a no processo de discussão do currículo integrado do ensino médio integrado na Rede Federal de Ensino, tendo como eixos centrais o Trabalho, a Ciência, a Cultura e a Tecnologia.
|
|
|
-
JACKSON ISRAEL LIMA DE OLIVEIRA
-
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA INCLUSÃO DO CONTEÚDO DE LUTAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Data: 27/06/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a analisar as contribuições criar
sequência para os cursos técnicos no ensino médio sobre o conteúdo de lutas. A
presente pesquisa é de caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação colaborativa de
abordagem, os instrumentos coletados de dados foram entrevistas e questionários.
Esta foi desenvolvida em três etapas: 1) O diagnóstico foi realizado através da
aplicação de vinte e quatro questionários com os docentes do componente curricular
Educação Física do IFAL, 2) elaboração e aplicação do produto educacional e 3)
Avaliação e Validação do produto educacional. O local de realização da pesquisa foi
o Ifal, sendo aplicação do produto educacional o Ifal Campus Murici. No momento da
aplicação participaram 30 estudantes matriculados na 2.ª série do Curso Técnico em
agroindústria matutino. Os dados foram analisados pela técnica análise de conteúdo.
Os resultados obtidos indicaram a intencionalidade dos estudantes quanto à aplicação
do conteúdo de lutas nas aulas de educação física escolar, a ser praticada durante
seu processo formativo no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Além disso, foi
destacada a importância de uma sequência didática do conteúdo de lutas para que os
profissionais de educação física possam aplicá-la em suas aulas. Observou-se que
66,7% dos docentes entrevistados trabalham com o conteúdo de lutas em suas aulas,
20,8% trabalham ocasionalmente, e 12,5% não incluem as lutas em seu planejamento
anual. Esses dados mostram que uma parte significativa dos docentes já aborda o
conteúdo de lutas, o que reforça as informações de Moura et al., (2017), que destacam
que o tema tem sido objeto de investigações recentes. Com isso, algumas percepções
equivocadas, como a ideia de que as lutas geram violência ou brigas, estão sendo
substituídas pelos muitos benefícios que esse conteúdo pode trazer para os alunos.
Constatamos também que existe um alto interesse dos estudantes pela temática das
lutas, o que é valorizado pela maioria dos discentes. A intenção é, portanto, inserir
efetivamente as lutas nas aulas de educação física escolar, correlacionando as
matrizes curriculares de educação física no IFAL (PGD) com a sequência didática
criada como Produto Educacional (PE) e considerando as características sociais dos
alunos, de forma a promover seu desenvolvimento integral. Esta pesquisa, abre
possibilidades para estudos futuros que acrescentem e aprofundem a compreensão
sobre a temática conteúdo de lutas do componente curricular de Educação Física (EF)
no contexto da educação profissional e tecnológica, além disso, a sequência didática
aplicada poderá ser adaptada a outros contextos e cursos. do levantamento das
concepções dos estudantes sobre a prática dessa modalidade e da observação da
realização das atividades nas aulas práticas e teóricas da EF.
|
|
|
-
JOSIVALDO DA SILVA
-
PROGRAMA SUPORTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA, APLICADA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
Data: 14/06/2024
-
Mostrar Resumo
-
A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica.
|
|
|
-
RENATA MARIA WANDERLEY DA ROCHA
-
CURADORIA DE CONTEÚDO: POSSIBILIDADES PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Data: 11/06/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. A temática principal deste é o processo a Curadoria de Conteúdo destinada ao contexto da Educação Profissional Tecnológica, em particular, do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, tem como objetivo geral analisar o processo de implantação de curadoria de conteúdo dos componentes curriculares do núcleo profissional do Curso Técnico de Agroecologia integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas- Campus-Piranhas. A abordagem metodológica é do tipo qualitativa, será desenvolvida em quatro etapas: diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação. Os participantes foram os docentes dos componentes curriculares do núcleo profissional do curso de agroecologia, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas. Os instrumentos de coleta de dados foram: projetos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas e ambientes acadêmicos dos componentes curriculares. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. A elaboração de um produto educacional sobre curadoria de conteúdo foi o desfecho alcançado para atender às necessidades da produção do produto educacional destinados aos professores responsáveis pelo ensino no segmento profissional do mencionado curso técnico.
|
|
|
-
ACÁCIO BENTO DOS SANTOS
-
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO COOPERATIVISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Data: 29/05/2024
-
Mostrar Resumo
-
A sociedade brasileira é caracterizada pelo seu alto grau de desigualdade entre as classes, o que é refletido tanto no âmbito educacional quanto no profissional. Tamanha dualidade é refletida em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e, principalmente, no ciclo de subdesenvolvimento do brasileiro. O modelo capitalista impede os pequenos produtores de desenvolverem seus negócios, que, por sinal, têm alto grau de falência. Boa parte deste problema se deve à competição desleal existente no contexto capitalista do mercado brasileiro, no qual os grandes produtores conseguem ganhos em escala e redução de custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes sequer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro desse contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado capitalista que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor uma maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição capitalista. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para a atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho. Na metodologia, foi realizado, além de um levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante. Esta pesquisa é de cunho quantitativo, com a utilização de sequência didática para a aplicação da metodologia proposta e seguiu a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba. A pesquisa constatou que há amplo espaço para a abordagem do tema do cooperativismo no âmbito do ensino médio como contribuição para a formação integral dos discentes.
|
|
|
-
IRENE BATISTA LIMA
-
O USO DE FONTES PRIMÁRIAS NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A HISTÓRIA DE ALAGOAS NA HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA
-
Orientador : FABIO FRANCISCO DE ALMEIDA CASTILHO
-
Data: 29/04/2024
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação apresenta um estudo sobre o processo de criação de um Produto Educacional para orientar o uso do acervo de periódicos digitalizados disponíveis na Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional como um recurso que oriente a pesquisa e possibilite o desenvolvimento do ensino- aprendizagem da história regional e local. Apresenta-se como uma possibilidade de reflexão crítica acerca da realidade social e a construção das identidades coletivas para consolidar a formação integral e significativa dos estudantes, apoiados na pesquisa como princípio pedagógico e no trabalho como princípio educativo. Utilizamos dados quantitativos e qualitativos sobre quais conteúdos, métodos de ensino, estratégias e fontes documentais foram empregados na prática docente sobre a temática história de Alagoas no ensino das Ciências Humanas e Sociais na Educação Profissional Tecnológica na rede federal de ensino. A atuação dos estudantes favoreceu a construção de pontes para conectar a formação, o conhecimento, a participação, a responsabilização e a criatividade como elementos necessários para oportunizar o protagonismo juvenil, pois a criação de espaços e condições possibilitaram o envolvimento em atividades direcionadas à solução de questões reais, com participação ativa e construtiva para o estímulo do potencial criativo que conduzem para a transformação pessoal e social. Por fim, o Produto Educacional elaborado possibilita orientar o acesso e a pesquisa do acervo de periódicos alagoanos disponíveis na Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional para explorar dados e informações a fim de ampliar o conhecimento sobre aspectos históricos, sociais, culturais e políticos do Estado de Alagoas.
|
|
|
-
SILVANA MEDEIROS COSTA CAVALCANTE
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS E AÇÕES EDUCATIVAS EM UM CAMPUS DO AGRESTE ALAGOANO.
-
Data: 29/04/2024
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação tem como temática Educação em saúde no Instituto Federal de Alagoas:
um estudo sobre a organização de espaços pedagógicos e ações educativas em um
campus do agreste alagoano e é resultado de uma pesquisa aplicada que objetivou
desenvolver um material didático/instrucional sobre os processos de organização dos
espaços educativos e as ações de educação em saúde realizados por profissionais
da Equipe de Assistência Estudantil. Situada na área do ensino, a pesquisa assumiu
uma perspectiva metodológica pautada pela pesquisa-ação com abordagem
qualitativa, tendo como universo de análise os espaços de atuação da Assistência
Estudantil do Ifal. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: I) etapa diagnóstica do
perfil da Equipe de Assistência Estudantil, onde foram coletadas informações sobre
os espaços e as práticas de educação em saúde no Campus, por meio de questionário
estruturado e de entrevistas semiestruturadas com esses profissionais e consultados
documentos Institucionais como a Política de Assistência Estudantil entre outros; II)
etapa de proposição e desenvolvimento do material didático instrucional, voltado à
sistematização dos espaços e das práticas de educação em saúde, envolvendo os
profissionais da Equipe de Assistência Estudantil; III) etapa foi de aplicação com teste
e avaliação do produto educacional pela referida Equipe do Ifal. Os resultados da
aplicação foram sistematizados a partir de três categorias de análise, que avaliaram a
estética e organização, a escrita e a criticidade do Produto Educacional, obtendo
resultados positivos de mais de 80% dos participantes. Apesar das limitações da
pesquisa e do Produto educacional desenvolvido, a avaliação positiva do Guia foi
acompanhada de uma sinalização em direção à adoção do guia como uma tecnologia
de mediação da organização e realização de ações de educação em saúde pelas
equipes que acompanharam e participaram da pesquisa.
|
|
|
-
BYRON LOUREIRO LANVERLY DE MELO JUNIOR
-
O ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE APLICAÇÃO VIRTUAL DISPONIBILIZADA EM CONTÊINER UTILIZANDO ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
-
Data: 19/04/2024
-
Mostrar Resumo
-
O aumento da conscientização sobre o potencial produtivo das habilidades sociais e ampliação das competências, gerou uma discussão sobre seu desenvolvimento sistemático e proposital. No entanto, os sistemas educacionais prestam apenas atenção limitada a este tópico. Esta pesquisa propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos discentes do curso técnico integrado ao ensino médio em desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Alagoas inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI). Pois vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino. Essa SD que em sua totalidade pode ser considerada um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre. No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado. Esse artefato auxilia a Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência.
|
|
|
-
EDILEUZA LIMA FERRAZ
-
LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O PORTFÓLIO DE CÍRCULOS DE LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
-
Data: 22/03/2024
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio Integrado (EMI), cujo objetivo geral é o propor ações de estímulo à leitura literária, por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020), Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019), Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A metodologia contou com a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier (2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis; questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa pergunta de pesquisa, comprovar/refutar as nossas hipóteses, bem como elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.
|
|
|
-
ROSEANY MARIA ARAUJO DE ALMEIDA
-
ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DOS ASSUNTOS ACADÊMICOS: MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA OS DISCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Data: 06/02/2024
-
Mostrar Resumo
-
O período de transição do ensino fundamental para o médio é desafiador, marcado por mudanças biológicas, emocionais e sociais, exigindo mais autonomia e responsabilidade dos alunos. Ao ingressarem na Educação Profissional e Tecnológica, os jovens são conduzidos a compreender sua formação de maneira integral, dentro de uma abordagem que os prepara não somente para o mercado de trabalho, mas sobretudo para atuarem de maneira ativa na sociedade. A pesquisa aborda a elaboração de um Produto Educacional e foi orientada pela seguinte questãoproblema: A criação de um Manual Didático sobre a organização das informações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, favorecerá a compreensão dos processos educativos e organizacionais pelos estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação básica? Dessa forma, objetivou-se investigar as contribuições de um manual didático sobre as informações institucionais e acadêmicas do IFAL. A metodologia da pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida conforme o seguinte itinerário: 1ª) diagnóstico; 2ª) desenvolvimento de instrumentos e estratégias de coleta de dados; 3ª) registro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética em Pesquisa; 4ª) comunicação estratégica com a direção e setores envolvidos na pesquisa do IFAL Campus Maceió; 5ª) coleta de dados; 6ª) análise e tratamento dos dados coletados; 7ª) elaboração do produto educacional; e, por fim, a última, 8ª) avaliação e validação do manual didático. Os participantes desta pesquisa são compostos por dois grupos distintos. O primeiro grupo é formado por discentes que estão devidamente matriculados no ensino técnico de nível médio, integrado à educação básica do IFAL - Campus Maceió, o segundo grupo é composto por gestores que atuam nos setores de pedagogia, psicologia, assistência estudantil e no núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário diagnóstico e um formulário de avaliação do Produto Educacional (PE) destinado aos discentes, além de uma entrevista semiestruturada para os gestores. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por dimensões de análise da seguinte forma: entrevista semiestruturada - 1) Funcionamento dos setores; 2) Serviços ofertados; 3) Contribuições; 4) Operacionalização; 5) Divulgação. Questionário diagnóstico: 1) Perfil dos estudantes; 2) Percepção da organização dos setores acadêmicos; 3) Compreensão dos serviços; 4) Acesso às informações. O questionário diagnóstico e a entrevista semiestruturada apresentaram resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviram para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados provenientes do formulário de avaliação, preenchido pelos estudantes, e do feedback recebido do gestor do setor de psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no IFAL. Destacase, ainda, a clareza da linguagem empregada e a organização do material, tornando a compreensão mais acessível para os alunos, especialmente para aqueles que estão iniciando sua jornada acadêmica.
|
|