Projeto Político Pedagógico

Instituição: Instituto Federal de Alagoas – Ifal Denominação do Curso: Letras-Português Grau: Licenciatura Modalidade: Presencial Local da oferta: Ifal – Campus Marechal Deodoro Endereço: Rua Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro. CEP: 57.160-000 Turno de funcionamento: Noturno Oferta de vagas semestrais: 40 (quarenta) Periodicidade: Semestral Duração mínima: 08 (oito) semestres Duração máxima: 16 (dezesseis) semestres Prazo de Integralização Curricular: 16 semestres Carga horária: 3.200 horas CBO (Código Brasileiro de Ocupações): CBO 234624 - Professor/a de Língua Portuguesa Código Cine: 015 Data de Previsão de Início do Curso: 05 de fevereiro de 2024 Semestre de Início: 2024.1 Página PDI da Oferta do Curso: Previsão de curso para o PDI 2024 Carga horária à distância: 0 Carga horária de extensão: 325 horas

Este projeto baseia-se numa formação que concebe os/as estudantes egressos/as como sujeitos/as reflexivos/as e com autonomia intelectual, edificada a partir de uma ideia de conhecimento socialmente referenciada e compromissada com as realidades contemporâneas locais e globais. Para alcançar tal objetivo, torna-se essencial ter um currículo flexível, que vá para além de uma noção conteudista e disciplinar de produção de conhecimento e que valorize a relação entre a teoria e a prática, assumindo a interdisciplinaridade como elemento basilar para a construção do saber. Torna-se, ainda, indispensável a existência de um corpo docente que se comprometa com a realidade da instituição, reflexivo e em formação permanente, de forma a dar respostas aos desafios atuais da formação acadêmico-profissional dos estudantes. A atuação do profissional de Letras ultrapassa o domínio filosófico e científico dos estudos linguísticos e literários para se inserir no contexto mais amplo das relações sociopolíticas e culturais amparados por um leque pedagógico inclusivo, que permeia o ato da docência e a ação do/a pesquisador/a e da/o estudiosa/o da linguagem de maneira contextual. A explicitação do perfil do/a egresso/a de Letras-Português do Ifal Marechal Deodoro contemplará alguns pilares de sustentação das competências do/a graduando/a: comunicativas, analítico-reflexivas, críticas e pedagógicas. O aprendizado dos/as estudantes e dos/as professores/as e seu contínuo aperfeiçoamento deve ser de construção coletiva, num espaço de diálogo propiciado pela escola, promovido pelo sistema escolar e com a participação da comunidade. Esse processo supõe que os/as sujeitos/as nele inseridos/as atuem, também, de forma a responder às exigências dos novos modelos de relações e de comunicação, os quais pressupõem o conhecimento acerca das diversas ferramentas tecnológicas inerentes à vida contemporânea. A área de atuação profissional é a docência na Educação Básica, e na formação de professores. O/a licenciado/a poderá, ainda, atuar na gestão escolar, bem como continuar a sua formação acadêmica ingressando, na Pós-Graduação lato e strictu sensu. - Avaliar conhecimentos e currículos dos/das estudantes, analisando as habilidades e os valores alcançados na trajetória acadêmica, na área de Letras - Português. - Planejar ações pedagógicas na área de Letras - Português de maneira criativa, inovadora, centrada na realidade dos contextos educacionais, socioculturais, econômicos e políticos.

- Lecionar e dirigir estudos da Língua e Literatura, tendo como perspectiva um processo de ensino e aprendizagem direcionado para uma formação leitora, crítica, ética e inclusiva. - Habilitar para ações docentes na área de Letras - Português, contribuindo para diminuição dos índices regionais de professores que lecionam sem formação na área. - Produzir, avaliar, analisar e corrigir documentos, livros, produções literárias e demais gêneros textuais .

O objetivo principal é o de formar docentes para atuarem na Educação Básica na área de Língua Portuguesa, visando integrar saberes didático-pedagógicos, tais como os conhecimentos específicos do curso e áreas interdisciplinares fundamentais para o exercício da docência, num processo de formação contextualizada por didáticas e mediações pedagógicas, estabelecendo princípios democráticos, classista-trabalhistas, éticos, humanísticos, científicos, tecnológicos e experienciais, potencializados por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, de inclusão social e de pluralidade cultural, indispensável à superação das condições de dificuldades pelo qual passa a educação e, de forma ampla, a sociedade brasileira contemporânea. De forma específica, objetiva-se, neste curso, a formação de profissionais para: 1) Compreender os princípios da sociedade democrática, diante das diversidades de classe, étnicas, sociais, políticas e culturais; 2) Reconhecer a educação como construção histórica do sujeito e da cultura; 3) Interpretar o trabalho como categoria fundante do ser humano; 4) Reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social; 5) Compreender a instituição escola como espaço de exercício democráticoparticipativo de uma sociedade plural; 6) Construir conhecimentos relativos ao exercício da gestão escolar; 7) Entender o papel social da escola na sociedade vigente e suas contradições; 8) Perceber o mundo contemporâneo a partir da natureza histórica e social da construção do conhecimento; 9) Analisar as diretrizes legais da educação, aplicando-as, relacionalmente, ao contexto sócio-histórico brasileiro; 10) Compreender os atuais prismas do ensino de língua portuguesa e respectivas literaturas; 11) Partilhar, por meio de fundamentação teórica das diferentes áreas uma visão de língua/linguagem como prática discursiva e, portanto, social; 12) Desenvolver letramentos múltiplos que formem para o trabalho pedagógico, incluindo, também, as práticas linguageiras presentes nos meios digitais; 13) Desenvolver uma visão estética plural, articulando múltiplas linguagens que dialogam com nossa realidade sociocultural; 14) Facilitar práticas de ensino e aprendizagem que visem à autonomia formativa dos estudantes, em processos de reflexão teórico-prática e resolução de problemas, com vista à atuação docente nos diversos contextos sociais, de modo crítico, reflexivo e proativo; 15) Promover o aprofundamento científico da análise da linguagem e seus códigos por meio do estudo metodológico e teórico do conhecimento; 16) Articular ensino, pesquisa e extensão na produção, difusão e integração do conhecimento em ensino de língua materna e literatura na sua prática pedagógica; 17) Estudar metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, coerentemente com os objetivos educacionais almejados, dialogando com as formas de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais; 18) Proceder à avaliação da aprendizagem, bem como à autoavaliação, tendo por base critérios claramente definidos; 19) Desenvolver uma postura ética de atuação profissional e consequente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos; 20) Possibilitar metodologias e ferramentas didáticas que ampliem o quadro de pesquisadores/as e docentes da Língua Portuguesa e respectivas literaturas acadêmicas.

Nosso curso tem como foco a metodologia que privilegia o/a estudante, como sujeito/a do seu aprendizado. Logo, nossa proposta é de autonomia estudantil, mediada pelo docente, no sentido de aprender a aprender e aprender fazendo. Para contribuir com a formação dos/as estudantes, serão desenvolvidas, ao longo do curso, aulas teóricas, monitorias, práticas desenvolvidas em escolas das diversas redes, além da própria instituição que possui turmas de Educação Básica e promove, apresentações de seminários, oficinas e palestras, participações em eventos, entre outras metodologias. As unidades curriculares na matriz possuem movimento integrador com temas e tópicos que se integram, permitindo o trabalho conjunto e interdisciplinar com contextualização e articulação de diversas áreas. As unidades curriculares de Projeto Integrador, as práticas extensionistas, a produção de TCC, as práticas de estágio e os projetos de pesquisa, ensino e extensão são responsáveis por esta articulação. Os materiais didáticos e métodos usados no curso têm como proposta a flexibilização pedagógica, no sentido de valorizar a autonomia, a independência e a corresponsabilidade formativa dos/das estudantes, dentro da realidade em foco. O curso tem, também, o compromisso de produzir ou adequar os materiais e atividades avaliativas, para que esses atendam aos/às estudantes que possuem diferentes especificidades de acessibilidade pedagógica. O processo de inclusão no Ensino Superior tem como objetivo superar o capacitismo, avançando para condições efetivas de acesso, permanência e êxito das pessoas com necessidades específicas no curso. O desenvolvimento do curso envolve estratégias, tais como: - Relação dialógica, base da comunidade de aprendizagem, como um exercício permanente praticado por toda comunidade acadêmica. O desafio é a produção de conhecimento, de pesquisa e de inserção social; - Os procedimentos metodológicos específicos serão adotados de acordo com a natureza do componente curricular e autonomia didática do docente. O Ifal - Campus Marechal Deodoro possui atualmente uma gama de recursos e tecnologias da informação e da comunicação (TIC) que auxiliam os/as professores/as em sala de aula, como exemplo temos o laboratório IFMaker que é um espaço inovador ocupado por diversos equipamentos, permitindo práticas. criativas de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Cada sala contém um datashow para uso regular dos docentes. Os/As estudantes possuem acesso às bibliotecas digital e física e livros didáticos. Além do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para compartilhamento de atividades e materiais didáticos. O Curso de Licenciatura em Letras-Português do Ifal, em sintonia com estudos orientados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco, que destacam a necessidade de serem desenvolvidas políticas para o enfrentamento dos desafios que a formação docente suscita como estratégia para a melhoria da qualidade da educação, abrange, em seu currículo: 1 - ações destinadas a melhorar o perfil dos/as sujeitos/as que almejam o exercício da profissão docente; 2 - estratégias destinadas a elevar a qualidade da formação inicial dos professores/as e a garantir formação permanente em serviço; 3 - valorização de pautas importantes para a carreira docente, que permitam a ascensão dos profissionais dessa categoria, sem o abandono da sala de aula. São desafios que envolvem, ainda, a necessidade da elaboração e concepção de novas práticas de ensino e aprendizagem que rompam com paradigmas educacionais aprisionados numa ideia de ciência e de conhecimento como memorização e reprodução de discursos enraizados. É necessário ultrapassar esse modelo e familiarizar o estudante com a prática das Ciências, destacando o prazer e a utilidade da descoberta, formando sujeitos capazes de responder às necessidades do mundo atual. A formação de professores/as no Curso de Licenciatura em Letras-Português concretiza-se, portanto, no sentido de superar esse paradigma, enfatizando a abordagem contextualizada dos conhecimentos, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da formação de professores/as da Educação Básica, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Licenciatura na área de Letras, e tem duração mínima de 8 períodos e máxima de 16 períodos. 

No estado de Alagoas, o desafio da formação de professores/as em nível Superior, frente à grande demanda por profissionais habilitados/as em suas respectivas áreas de atuação, pode ser observado na análise do percentual de funções docentes com Curso Superior licenciado. Verifica-se que a média do estado de Alagoas de professores/as com formação em Nível Superior na área é de 69,1%, enquanto a média nacional é de 81,3% (Inep, 2021)10 . No contexto nacional, Alagoas apresenta dados ainda mais críticos. Tratando-se do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, que, numa escala de 0 a 10, é de 5,1 nos anos iniciais e 4,8 nos anos finais, não ficando nem mesmo na metade da escala pretendida. A diferença na escala de desempenho, nesse aspecto, reforça a importância da formação docente no aprendizado de crianças e jovens (2021)11 . Ainda em relação a alguns dados educacionais do estado, percebe-se que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública em 2021 foi de 5,3 e para os Anos Finais no mesmo ano foi de 4,6. Segundo os dados do Censo Escolar no ano de 2022, em Alagoas, havia 45.236 matriculadas/os em creches, já em pré-escolas o dado sobe para 61.233 matrículas. Para Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o dado salta para 199.934, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), dedicadas/os as/aos adultas/os, o número chega a 133.987 e na Educação Especial 24.492, dados distribuídos nas mais de 2.344 escolas de Alagoas12 . No tocante às questões ligadas ao aprendizado adequado dos/as estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, segundo o Inep, no Brasil, 59% dos/das estudantes têm o aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 44% em Matemática. Em Alagoas, esses índices são de 36% e 26%, respectivamente (Inep, 2021). Nessa perspectiva, o Curso de Licenciatura em Letras-Português do Ifal - Campus Marechal Deodoro se apresenta como uma ação que busca contribuir com a elevação do índice de escolaridade e de acesso da população alagoana ao Ensino Superior, favorecendo a permanência e o êxito dos/das estudantes nesse nível de ensino, com vista à formação de professores/as e à qualificação desses/as profissionais. O Ifal - Campus Marechal Deodoro, com a implantação do curso de Licenciatura em Letras-Português, além de contribuir com a habilitação de professores/as para as demandas já referidas, abre perspectiva, também, para a produção de conhecimento científico, a difusão e o intercâmbio de saberes, de modo a possibilitar a formação inicial de docentes na área de Letras, bem como constituir alternativas para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, e, ainda, oferecer condições de os/as sujeitos/as elevarem seu capital cultural e avançarem seus estudos na perspectiva de verticalização do saber até o nível de Pós-Graduação. Dessa iniciativa, poderão resultar, ainda, ferramentas tecnológicas apropriadas à formação de professores/as, ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas a essa forma de mediação, assim como à produção de conhecimentos no campo da pesquisa em Educação nas mais variadas modalidades. A Licenciatura em Letras-Portuguêsa ser ofertada pelo Ifal Marechal Deodoro é um exemplo disso. Em harmonia com o Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI, essa Graduação contribuirá para consolidar a formação de professores/as no Instituto.

As Normas da Organização Didática do Ifal pautarão nosso processo de avaliação. O processo de avaliação de aprendizagem do Curso de Letras-Português assegurará estratégias pedagógicas em que preponderem os aspectos qualitativos sobre os quantitativos contemplando os seguintes princípios: 1. Aperfeiçoamento da qualidade do processo educativo, possibilitando a integração profissional das/os discentes para o seu redimensionamento no mundo do trabalho; 2. Redimensionamento de práticas educativas que permitam a/ao estudante do curso avaliar as causas e os efeitos determinantes do processo de déficit de aprendizagem que impactam a vida escolar e podem promover evasão; 3. Definição de um conjunto de procedimentos que permitam traduzir os resultados em termos quantitativos, como provas escritas, apresentação de seminários, execução de projetos, entre outros. 4. Observação permanente da avaliação formativa, as quais valorizem os aspectos cognitivo, psicossocial e afetivo, numa perspectiva contínua e cumulativa. 5. Desenvolvimento de um processo dialético de avaliação docente/discente como forma de viabilizar a melhoria da qualidade do ensino e seus respectivos resultados na aprendizagem. Também serão adotados os procedimentos constantes nas Normas de Organização Didática do Ifal. Durante o curso haverá uma diversidade metodológica de avaliação, tais como: Seminário, avaliação escrita, prova dissertativa, prova objetiva, apresentação oral de trabalhos, portfólio, pesquisa, estudo de caso, debate, autoavaliação entre outros, garantindo uma variedade de saberes e conhecimentos a serem aprimoradas pelo/a educando/a e correlacionada ao Perfil do/a Egresso/a. A diversidade de métodos avaliativos está em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9.394/1996) que exige uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do/a aluno/a, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Os métodos avaliativos também podem sofrer adaptações para estudantes atendidos/as pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), conforme Resolução n. 17/CS, de 11 de junho de 2019, Resolução CNE/CEB 02/2001 e Lei nº 13.146/2015, e mais especificamente a flexibilização da correção de avaliações dissertativas de estudantes surdos/as, que deverá valorizar a semântica em detrimento da forma de acordo com Decreto 5.626/2005; Lei nº 13.146/2015 e Portaria MEC nº 3.284/2003.

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