Political-Pedagogic Project

Nome: Bacharelado em Administração Habilitação: Bacharela/Bacharel em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Modalidade: Presencial Turno: Noturno Duração: 4 anos (mínima) / 8 anos (máxima) Vagas: 40 estudantes por turma Periodicidade: anual Carga Horária Total: 3.000 Horas Carga Horária de Extensão (PEIC): 320 Horas (11%) Carga Horária a Distância: 380 Horas (13%) Carga Horária em Atividades Complementares: 200 Horas (7%) Código CINE: 0413 Gestão e Administração Ocupação CBO: 2521-05 Administrador Local de Oferta: Instituto Federal de Alagoas / Campus Santana do Ipanema Endereço: Rodovia AL 130, Km 4, Nº 1609, Bairro Domingos Acácio, Santana do Ipanema - AL, CEP 57500-000

A/O Bacharela/el em Administração do Ifal será uma/um profissional apta/o ao desenvolvimento de pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, organização, direção e controle de trabalhos em diversas áreas da gestão, atuando com postura criativa, empreendedora e ética, na busca do desenvolvimento sustentável. Concluídas as etapas de formação, a/o bacharela/el em Administração formada/o pelo Ifal deve empregar adequadamente os conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, técnico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, lhe conferindo autonomia intelectual e moral para elaborar pareceres, relatórios, projetos, laudos, assessorias em geral, bem como ocupar cargos de chefia intermediária ou superior. Deve ser uma/um profissional apta/o a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observando os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação da Administração. O perfil profissional pretendido é o de um/uma administrador/a com capacidade para realizar diagnósticos empresariais, propor soluções para problemas gerenciais, habilidades para intervir no processo laboral (individual e em equipe), no âmbito interno e externo das organizações, com preparação para atuar diante dos dinâmicos processos de mudanças globais, ocorridas na sociedade contemporânea. Para isso, o curso proposto deve proporcionar uma formação integral, concebida pela união de competências e habilidades em diferentes tipos de conhecimento, oriundos de várias fontes: a de formação geral – conhecimento científico; de formação profissional – conhecimento técnico e da experiência social e do trabalho – qualificações tácitas, que favoreçam a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. Abaixo, apresentam-se as competências e habilidades que devem ser garantidas conforme a Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021:  I - Deter conhecimentos fundamentais: o/a egresso/a deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios (operacionais e organizacionais) para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Entre os conhecimentos fundamentais incluem-se os de Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros que sirvam às especificidades do curso;  II - Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica, compreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes e os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico financeira);  III - Analisar e resolver problemas, formular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os/as usuários/as das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso, passíveis de testes;  IV - Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades. Julgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora  V - Na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o atingimento de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população;  VI - Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional. Compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução;  VII - Gerenciar recursos, estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações;  VIII - Controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado;  IX - Ter relacionamento interpessoal, usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos;  X – Comunicar-se de forma eficaz, compartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas;  XI - aprender de forma autônoma, ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplica-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo/a no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional. Para garantir que este perfil de formação profissional seja construído de maneira adequada, o curso de Bacharelado em Administração proposto pelo Campus está ancorado em um processo de organização didático pedagógico, alinhado com as atuais normas e resoluções do Conselho Nacional de Ensino Superior, e às demandas e sociais e características locais evocadas ao perfil do egresso, que será explanado no tópico 6 deste PPC.

O objetivo geral é formar profissionais críticos, com capacidade de leitura dos diferentes contextos de atuação das organizações, visando a assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade, inclusão e legitimidade frente as transformações do mundo do trabalho no século XXI, propiciando à/ao estudante o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade reflexiva, para a formação de um/a profissional empreendedor/a e gerenciador/a de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inovação e o desenvolvimento sustentável. Os objetivos específicos são:  Contribuir para a formação de profissionais capazes de propor, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar com qualidade e competência as funções básicas do processo de gestão de pessoas dentro das organizações, agindo com postura ética e fundamentos científicos;  Proporcionar à/ao estudante as condições para a compreensão da dinâmica empresarial, aplicando recursos humanos, físicos e organizacionais de forma coerente e alinhada com a missão, os objetivos e as estratégias disponíveis para a tomada de decisão;  Desenvolver competências nas/nos estudantes, para que possam atuar de maneira autocrítica e permanente, visando mantê-lo/a atualizado/a profissionalmente para possibilitar a transferência do seu aprendizado às organizações;  Preparar a/o estudante para atuar em um ambiente de mercado globalizado, com grande competitividade, dotando-a/o de competências para saber liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe, capaz de gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente, respeitando-se os fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos;  Desenvolver na/o estudante uma visão empreendedora, com vistas à geração e à consolidação de novos negócios, por meio de uma formação flexível e ampliada;  Desenvolver competências que capacitem a/o profissional para atuar em um ambiente de ampla internacionalização do mercado, com base e preparo científico, visando ao aprimoramento das organizações de qualquer região do Brasil e do mundo;  Promover uma formação inclusiva, democrática, social, plural e discursiva, de maneira a garantir às/aos educandas/os um ambiente acadêmico que as/os conduza para um perfil profissional humano, amplo e socializável, atento às demandas sociais do século XXI que contemplam respeito aos processos históricos de povos originários, comunidades tradicionais, e o respeito ao meio ambiente, coerente com a sustentabilidade e o desenvolvimento de novas políticas de gestão global.

O contexto histórico-social do século XXI traz a necessidade do uso de metodologias que possibilitem a formação de um/a profissional crítico e ético, capaz de identificar e auxiliar a resolução das demandas do planeta. Dessa forma, a dinamização metodológica que parte da problematização da realidade, com a finalidade de compreendê-la, de construir o conhecimento capaz de transformá-la, acentua a descoberta, a participação em grupo e a autonomia discente. Nesse sentido, o curso de Bacharelado em Administração trará metodologias que permitam esta interação, a exemplo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que possuem grande importância e capilaridade nos cursos de Bacharelado, e em todas as áreas do conhecimento. Assim, o curso de Administração privilegiará o uso de ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, conta com laboratórios de informática para atividades que envolvam processamento de simuladores e análise de dados, a exemplo dos utilizados no componente Jogos de Empresas. Dentre outros recursos, serão empregados o uso de data-shows, disponíveis em cada sala de aula para que as tecnologias possam ser incorporadas como procedimento metodológico. Será ofertado o atendimento individualizado aos/às discentes, descrito no Plano Individual de Trabalho (PIT) de cada docente, apontando o horário destinado para este atendimento, o que possibilita aos/ás estudantes um complemento à aprendizagem e consequente melhor desempenho acadêmico. O Ifal conta com suporte às atividades educacionais desenvolvidas por meio das tecnologias de informação e comunicação, com diversos recursos como o SIGAA, o Google Classroom e, também, o site do curso que permitem uma gestão ampla e transparente dos componentes e do fluxo curricular. Ademais, por meio das ferramentas do SIGAA o aluno tem amplo acesso às informações da sua gestão e progressão curricular, como notas, faltas, avisos, atividades, espaços de utilização do AVA, biblioteca virtual e etc. Nesses recursos, os discentes podem ter acesso à bibliografia, aos textos e slides das aulas, além do calendário A prática de ensino, em nosso curso, não consiste apenas na sala de aula e nem está restrita às atividades de trabalho pedagógico isolado, mas se expande para o trabalho junto à comunidade. Outro suporte metodológico relevante é a interdisciplinaridade, incentivada em pesquisas, palestras, eventos e atividades conjuntas promovidos pelos Núcleos do Ifal (Neabi, Nugedis, Napne) e pelo Laboratório de Gestão. A metodologia aplicada à execução do curso de Bacharelado em Administração do Ifal Campus Santana do Ipanema visa a ofertar uma flexibilização curricular, que possibilita a ampliação do conhecimento, e permite uma autogestão do processo formativo, dotado o/a estudante de plena capacidade para a integralização do curso, trabalhando vocações, interesses e potenciais. A estratégia de flexibilização e acessibilidade metodológica está ancorada em três pontos: 1 - Redução de pré-requisitos: os componentes curriculares são ofertados de maneira livre, sem a exigência de pré-requisitos, de forma que os/as estudantes, em caso de reprovação no componente, tenham a oportunidade de recursá-lo, sem impedir sua progressão para o componente posterior. O efeito esperado é a diminuição do atraso no tempo de integralização curricular, onde, havendo a possibilidade de oferta, e capacidade do/a estudante em cursar o componente, este/a possa decidir pelo melhor caminho, dotando-lhe de autonomia na gestão da integralização; 2 - Práticas profissionais contínuas e semestrais (Labgestão): uma vez que o público alvo da sociedade para qual o Bacharelado em Administração será ofertado é composto por pessoas que desejam cursar o ensino superior no turno noturno, e que, em geral, estão envolvidas em atividades de trabalho no turno diurno, se fez preponderante o desenvolvimento de uma estratégia para a garantia das ações de execução prática da aprendizagem, contínua e diluída no fluxo curricular. Assim, foi desenvolvido o Laboratório de Gestão, um espaço onde, de maneira supervisionada e diluída na carga horária dos componentes, os conhecimentos práticos são consolidados e apreendidos, em conjunto aos conhecimentos profissionais, permitindo que a maturação da aprendizagem seja oportunizada por uma metodologia que não somente a teórica. O Programa LABGestão é o projeto pioneiro que surge para ocupar o papel de articulador de atividades práticas e de PEIC no âmbito do Curso de Bacharelado em Administração do Ifal Campus Santana do Ipanema. Ele abraça ações disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares que estejam ligadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão e aos núcleos Neabi, Napne e Nugedis. O Laboratório possui um/a docente em sua coordenação, e atua em articulação com a coordenação de curso. Conta com uma sala composta por equipamentos como mesas, computadores, projetores e utensílios adequados para as simulações do universo da Administração. A partir das simulações oportunizadas nesse, serão emanados projetos e ações que podem ser executados em outros ambientes, quer sejam ações em ambientes empresariais, quer sejam ações em ambientes da comunidade local. As ações promovidas pelo Laboratório de Gestão estrão organizadas em cinco eixos:  EIXO 1: Empreendedorismo Local.  EIXO 2: Educação Financeira  EIXO 3: Gestão de Pessoas  EIXO 4: Cultura, Identidade e Gênero na Gestão  EIXO 5: Inovação e Inclusão 3-Componentes ofertados em Educação a Distância (EAD) e o aporte de optativas: com o objetivo de flexibilizar o cumprimento e integralização de parte dos componentes curriculares, o curso de Bacharelado em Administração oferta parte destes componentes com o uso da metodologia EAD. O/a estudante poderá cursar sete componentes por meio da interação da Plataforma Google Classroom, e mediadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, disponibilizado pela plataforma SIGAA, totalizando 280 horas em oferta na modalidade EAD. Esses componentes serão ministrados por docentes com formação específica para atuação em EAD, e mediados por plataformas adquiridas pelo Ifal e Governo Federal, que garantam a gestão e execução da proposta. Para os estudantes que tenham dificuldades de acesso às plataformas, ou à internet, em casa ou em outros ambientes, serão disponibilizados computadores conectados no laboratório de informática, bem como no LabGestão, para que estes possam participar e garantir sua acessibilidade. Além de flexibilizar parte dos componentes, a oferta no modelo EAD permite que os estudantes e docentes estejam conectados, familiarizados e atualizados com um sistema e modelo de aprendizagem fundamental para o desenvolvimento profissional no século XXI. Por fim, soma-se a essa estratégia, a oferta de componentes optativos, no formato EAD, nos dois últimos semestres do curso, para que os/as estudantes tenham mais uma oportunidade de gerir, moldar e direcionar interesses e esforços em seu percurso formativo. A oferta de componentes (optativos e obrigatórios) no Ifal está normatizada pela DELIBERAÇÃO Nº 66 / 2020 – REIT, que trata sobre a oferta de componentes curriculares, com carga horária parcial ou integralmente no formato de Ensino a Distância (EaD), nos cursos de graduação presenciais.

Os objetivos do curso de Bacharelado em Administração são a definição dos resultados esperados pelo Ifal e pela gestão do curso, ao final do tempo previsto para a conclusão. Os objetivos gerais e específicos visam a atender a legislação vigente, aos critérios de clareza, abrangência, possibilidade de geração de metas e compatibilidade com a concepção filosófica e a missão educacional do Ifal.

O desenvolvimento da avaliação da aprendizagem do curso de Bacharelado em Administração, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico do Ifal, está fundamentado em uma concepção emancipatória, da qual possa ser revelado nos sujeitos sociais como efeito da ação educativa, o desenvolvimento de competências e habilidades num plano multidimensional, envolvendo facetas que vão do individual ao sociocultural, situacional e processual, que não se confunde com mero “desempenho”. A avaliação da aprendizagem será realizada considerando os aspectos cognitivos, afetivos e psicossociais do/a educando/a, apresentando-se em três momentos avaliativos: diagnóstico, formativo e somativo, além de momentos coletivos de auto e heteroavaliação entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. O processo de avaliação de aprendizagem adotado pelo Ifal, no Curso de Administração, estabelecerá estratégias pedagógicas que assegurem a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, contemplando os seguintes princípios: Contribuição para a melhoria da qualidade do processo educativo, possibilitando a tomada de decisões para o seu (re)dimensionamento e o aperfeiçoamento;  Adoção de práticas avaliativas emancipatórias, tendo como pressupostos o diálogo e a pesquisa, assegurando as formas de participação dos/das estudantes como construtores/as de sua aprendizagem;  Diagnóstico das causas determinantes das dificuldades de aprendizagem, para possível redimensionamento das práticas educativas;  Definição de um conjunto de procedimentos que permitam traduzir os resultados em termos quantitativos;  Adoção de transparência no processo de avaliação, explicitando os critérios (o que, como e para que avaliar) numa perspectiva conjunta e interativa, para discentes e docentes;  Garantia da primazia da avaliação formativa, valorizando os aspectos (cognitivo, psicomotor, afetivo) e as funções (reflexiva e crítica), assegurando o caráter dialógico e emancipatório no processo formativo;  Desenvolvimento de um processo mútuo de avaliação docente/discente como mecanismo de viabilização da melhoria da qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem. Em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Ifal, a avaliação da aprendizagem dos alunos no Curso de Bacharelado em Administração será desenvolvida de forma processual, paralela e contínua. Assim, durante cada atividade específica de uma determinada temática, o/a docente formador/a da unidade curricular analisará o desempenho apresentado pelo/a estudante, a fim de avaliá-lo/a. Para efeito de registro de resultado de aprendizagem, serão adotados os procedimentos constantes nas Normas de Organização Didática do Ifal, no capítulo IX, especificamente na seção IV, que trata da Avaliação nos Cursos de Graduação, a saber: Seção IV: Da Avaliação nos Cursos de Graduação.  Art. 70 – O registro do rendimento acadêmico nos cursos de graduação compreenderá a apuração da assiduidade e a avaliação do desempenho dos alunos em todos os componentes curriculares.  Art. 71 – Serão obrigatórias, no mínimo, duas verificações de aprendizagem em cada componente curricular, durante o período letivo.  Art. 72 – Tanto nos Cursos presenciais quanto nos Cursos da modalidade à distância, será concedida avaliação substitutiva, ao final do período, ao aluno que deixar de ser avaliado por ausência.  § 1º – Ser concedida apenas 01 (uma) avaliação substitutiva para cada componente curricular.  § 2º – A avaliação substitutiva versará sobre o conteúdo programático referente à avaliação não realizada pelo/a estudante e ocorrerá no período previsto no Calendário Letivo.  Art. 73 – A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas serão obrigatórias.  § 1º – O controle da frequência contabiliza a presença dos alunos nas atividades programadas, das quais estará obrigado a participar de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista no componente curricular.  Art. 74 – Para efeito de aprovação, são observadas seguintes condições:  l. Obter média semestral (MS), por componente curricular, maior ou igual a 7,0 (sete), e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).  II. Obter média final (MF) maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular no qual foi submetido à prova final.  Art. 75 – A média semestral, por componente curricular, corresponderá à média aritmética das verificações de aprendizagem realizadas durante o semestre e será obtida por meio da equação.  Art. 76 – Será submetido à prova final, por componente curricular, o aluno que obtiver média semestral maior ou igual a 4,0 (quatro) e menor que 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).  Art. 77 – A Média Final, por componente curricular, será obtida na seguinte equação:  MF = MS + NPF ≥ 5,0, Onde: MF = Média Final; NPF = Nota da Prova Final; MS = Média Semestral. É importante ressaltar que os processos de ensino e avaliação dos componentes, bem como a correção de provas escritas realizadas por estudantes surdos/as, ou com qualquer outra necessidade especial, serão balizadas com o apoio dos/as profissionais do Napne, valorizando o aspecto semântico, e articulação entre as equipes multiprofissionais do Ifal para garantir a acessibilidade e condições de aprendizagem e êxito para os/as estudantes com necessidades especiais, bem como disponibilizar provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas à deficiência do/a estudante.

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