A Tecnologia em Alimentos é definida como sendo a aplicação de métodos e técnicas para a industrialização de alimentos, desde a seleção de matéria prima, preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, até a utilização e o desenvolvimento de produtos alimentícios.
Perfil do Egresso
O egresso do Curso de Tecnologia em Alimentos planeja, implanta, executa e avalia os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas. Gerencia os processos de produção e industrialização de alimentos. Supervisiona as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de alimentos. Realiza análise microbiológica, bioquímica, físico-química, microscópica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos. Coordena programas de conservação e controle de qualidade de alimentos. Gerencia a manutenção de equipamentos na indústria de processamento de alimentos. Desenvolve, implanta e executa processos de otimização na produção e industrialização de alimentos. Desenvolve novos produtos e pesquisa na área de alimentos. Elabora e executa projetos de viabilidade econômica e processamento de
alimentos. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Desta forma, o profissional formado poderá atuar na industrialização de alimentos, nas áreas de Matérias Primas Agropecuárias, Tecnologia de Açúcar, Pescados, Carnes e Derivados, Bebidas, Cereais, Raízes e Tubérculos, Frutas e Hortaliças, Ovos e Mel, Leite e Derivados e ainda Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Alimentos, dentre outras. Planeja e executa Análises Sensoriais de alimentos; desenvolve e implanta de Sistemas de Qualidade como: Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Sistemas de Gestão de Alimentos Seguros, Auditorias e check-list. Desenvolver e implantar de sistemas de embalagens para alimentos monitora sistemas de tratamento de resíduos da indústria alimentícia; atua na área de processos, determinando as medidas necessárias para a redução de custos e a maximização da qualidade na industrialização do alimento. Realiza pesquisa e desenvolvimento em laboratórios de unidades de produção de alimentos. Opera, monitora e controla processos industriais de produção de alimentos.