Instituto Federal de Alagoas Maceió, 16 de Agosto de 2022

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Religião e Sociedade: contexto brasileiro (República)
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 10
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2022 - Cursos de Extensão)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: Livre
Tipo do Evento: Carga Horária: 200 Quantidade de Vagas: 50

Resumo

Este projeto visa ofertar um estudo teórico sobre as religiões no Brasil, tomando para isso os dados já disponíveis e a contribuição dos principais autores clássicos e contemporâneos da Sociologia, propiciando a reflexão sobre a religião em face do Estado moderno e as questões da laicidade e da secularização. O público alvo serão os membros de comunidades eclesiais e os estudantes dos 3º anos do Ensino Médio Integrado do IFAL (Campus Palmeira dos Índios), dando destaque para as aproximações entre os conteúdos selecionados e as dimensões da vida social, com destaque para a ciência, a economia e a política, sem deixar de lado as controvérsias envolvidas. Usaremos para tanto, recursos como: plataformas digitais aliadas as aulas expositivas; jogos lúdicos e transversalidade em relação ao conteúdo das Ciências Humanas. Com isso buscamos contribuir para a compreensão sociológica do cenário religioso brasileiro. Enquanto resultado, buscamos refletir o que já foi investigado a respeito da particularidade e também da imbricação de vertentes religiosas populares no Brasil, e como é possível detectar práticas científicas, econômicas, políticas e assistenciais nestas manifestações religiosas.


Programação

1. Apresentação da disciplina e introdução ao conteúdo 1.1. A relação da religião com a magia, a ciência e a política. 2. A religião no pensamento dos autores clássicos da teoria sociológica 2.1. Religião como ideologia: a visão de Marx e dos marxistas. 2.2. Durkheim e a religião como identificação e coesão social – 1º Estudo Dirigido. 2.3. A ação e a autonomização religiosa em Weber – 2º Estudo Dirigido. 3. A religião no pensamento dos autores contemporâneos da sociologia 3.1. Bourdieu e a análise do campo religioso – 3º Estudo Dirigido. 3.2. A noção de mercado religioso segundo Berger – Revisão. 4. As religiões populares no Brasil 4.1. Catolicismo. 4.1.1. Catolicismo tradicional popular e catolicismo internalizado. 4.1.2. Teologia da Libertação e Renovação Carismática Católica – 4º Estudo Dirigido. 4.1.3. Reação católica ao avanço pentecostal. 4.2. Protestantismo 4.2.1. Protestantismo de missão. 4.2.2. Protestantismo pentecostal. 4.2.3. Neopentecostalismo – 1º Seminário (Evento). 4.3. Religiões mediúnicas 4.3.1. Candomblés. 4.3.2. Espiritismo kardecista. 4.3.3. Umbanda – 2º Seminário (Evento). 5. Diversidade religiosa e irreligiosa 5.1. Religiosidades minoritárias e os “sem religião”.


Público Alvo

Alunos do 3ª ano do Ensino Médio Integrado.



Membros da Equipe

  SAMARA DOS SANTOS LIMA LEITE
Categoria: DISCENTE
Função : BOLSISTA
  JAMES WASHINGTON ALVES DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR



<< voltar

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - IFAL - www.ifal.edu.br | Copyright © 2006-2022 - UFRN - app-01-sig.instancia1 v4.0.1000 16/08/2022 11:00